MUNDO DAS AVES
CRIAR UMA CONTA

ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI A PROPAGANDA E ALMA DO NEGOCIO!!!!!!! ENTRE EM CONTATO criadouro.torres@hotmail.com
AOBC ASSOCIAÇÃO ORNITOLÓGICA DE BARÃO DE COCAIS
Mundo das Aves

FOTOGRAFIA DO MÊS
Participe também
Clique aqui para participar
IBAMA
Mundo das Aves

FEDERAÇÃO ORNITOLÓGICA DO BRASIL
Mundo das Aves

DEIXE SEU RECADO PRA GENTE
DESTAQUES DO MÊS
Destaques do Fórum
Curta nossa página no Facebook.
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Julho 2014
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

columbofilia - pombo correio

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Columbofilia ?

Mensagem por Manoel Jose em Qui 30 Ago 2012, 15:40

Relembrando a primeira mensagem :

Amigos desculpe a minha ignoracia mas já ouvi falar, que tem até campeonato de pombos como funciona isso?

Alguém saberia me explicar?

abs

Manoel Jose

Última edição por Gustavo Dias em Qui 30 Ago 2012, 16:33, editado 1 vez(es) (Razão : Melhora do titulo)

Manoel Jose

Re: columbofilia - pombo correio

Mensagem por JOAQUIM em Sex 14 Set 2012, 19:33

Maravilha Roberto não liga não pois, tudo que se relaciona a avs me empolgo fáciil e, se não tivesse uma esposa brava minha casa seria um zoo
Agora vi a construção de um pombal...Coisa fina hein!!!
Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Soltura no meu estado Roberto

Mensagem por JOAQUIM em Sex 14 Set 2012, 19:36

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

duvidas sobre os Pombos Correios

Mensagem por Criadouro Silva em Sex 14 Set 2012, 19:43

Caros membros como muitos também sou leigo quando assunto e pombos,tenho varias duvidas sobre os mesmos.

No nosso caso temos aves exóticas, canários de cor porte e canto e híbridos..

Ouvi falar que o pombo correio e um atleta,seria como atletas de maratonas de longa distancia?

Ou seja o primeiro pelotão ,o pessoal do meio e o do fundão seria desta mesma jeito com os pombos?

Quais os seguimentos dos pombos tem exóticos e cruzamento híbridos também?

Criadouro Silva

Mensagem por Criadouro Silva em Sex 14 Set 2012, 19:53

Os pombos tem valores bons em .....

Criadouro Silva

Mensagem por JOAQUIM em Sex 14 Set 2012, 20:03

Silva, anexei para facilitar as respostas pois, só temos um colega entendido no ramo e, criador o Roberto que gentilmente nos tem agraciado com suas respostas.
Forte abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por BETOADRIANO em Sex 14 Set 2012, 20:13

AMIGOS,

POMBO É UM ATLETA, E COMO ATLETA TEM PERFIL DIFERENTE, TEM LINHAGEM QUE VOA BEM VELOCIDADE (ATÉ 350 KM) OUTROS MEIO FUNDO (ATÉ 600 KM) E OUTROS APÓS ESTA DISTANCIA.....SÃO OS FUNDISTAS.

CORREIO SÓ CRUZA COM CORREIO, NÃOTEM MESTIÇO......OU SEJA....SE CRUZAR COM OUTRA RAÇA NÃO OBTERÁ RESULTADO NAS COMPETIÇÕES.....SERÁ UM POMBO ETIÇO.....NÃO É MAIS CORREIO !!!

BETOADRIANO

Mensagem por BETOADRIANO em Sex 14 Set 2012, 20:29

AMIGOS,

PEÇO PERDÃO, POIS AINDA NÃO DOMINO O SITE.......ENTÃO ME DESCULPEM

QUERO CORRIGIR UMA REPOSTA QUE DEI.....FALEI QUE EM PAISES ASIÁTICOS CHEGAM A DISTRIBUIR 100.000 DOLARES DE PRÊMIO, NA REALIDADE DISTRIBUEM 1.000.000 DE DÓLARES EM PRÊMIOS.

AGORA ESTÁ CORRETO ....É ISSO MESMO....!!!!!!!

BETOADRIANO

Mensagem por JOAQUIM em Sex 14 Set 2012, 20:37

Tô me mudando!!!!!

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por GUSTAVO DIAS em Ter 18 Set 2012, 11:57

Beto, desculpe a demora para responder o que indaguei.

Gostaria de saber como construo um pombal e como começo a criação de POMBOS (COLUMBOFILIA), e seus treinamento.

Pois pelo que li e muito no velho mundo quando adiquiro uma ave a mesma deve ter em média 27 dias para ela se acostumar em um pombal. Ou comprar matrizes e alocar como reprodutoras e nunca mais treiná-las

Contudo com treinar se estou começando?

Com quanto tempo começo a soltar as aves?

Como ela não aprendeu a voar, como ela retornará?

Com quantos Casais ou filhotes devo começar?

Como se filiar a algum clube?

Como visitar um criador, que seja Honesto?

Como entrar no meio desta arte?

Qual o tamanho que posso começar com um pombal?

Que material posso utilizar para construir o mesmo?

Onde compro Pombos correios?

Qual o preço justo de uma ave filhote? Adulto?

Qual a alimentação básica para esta ave?

Que linhagem existe? Quais são as cores existentes?

Como posso visitar o Clube de Santos quando seus sócios estão reunidos?

Como posso ver um criador em treinar os pombos novos(filhotes)?

O que são itens desclassificatório neste meio?

Existe alguma arti-manha que penaliza o criador?

O que acontece com um criador que burla a lei do columbofilia?

Existe desonestidade neste meio? Quais?

Desde já agradeço a ajuda para poder começar a criar.

GUSTAVO DIAS
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

http://www.gustavodias.weebly.com

Mensagem por BETOADRIANO em Ter 18 Set 2012, 14:16

Amigo Gustavo,

O primeiro passo é construir um pombal, que não precisa ser luxuoso e sim funcional, ventilado (mas sem corrente de ar), seco (sem chuva) e com os apetrechos necessários (ninhos para reprodução, puleiros, bebedouros, comedouros, etc). Existem vários modelos e tamanhos de pombal (depende da quantidade de pombo que você irá criar) e desde já aconselho a visita em alguns pombais para ter noção de vários modelos. Poderá ser feito de alvenaria, madeira, etc.

Você pode comprar matrizes adultas e formar casais, ou comprar bons filhotes e coloca-los para reproduzir (com + ou -) com 6 a 7 meses de idade. A vantagem de filhotes é que poderá acostuma-los em sua casa, já sendo esse processo não possível com adultos, depende do espaço que vai ter, pois pombos presos necessitam de uma divisão separada para não correr o risco de serem soltos por engano.

O treinamento inicial é em volta do pombal, e isso é um instinto natural do pombo correio, só perto das competições é que você deverá treinar em distâncias maiores, 3, 5, 10, 20......km, até uma distância próxima do será a distância da sua 1º prova, por exemplo 150...170 km.

Os filhotes devem ficar em um local no seu pombal (de preferência em um mirante) por pelo menos uma semana, de onde ficarão olhando o entorno, para quando serem soltos correrem menor risco de se perderem nos primeiros voos. É comum algum se perder, pois foi muito longe no início. Ele terá que apreder a entrar sozinho pois não existem pombos velhos para ensinar (é aconselhavel que a entrada neste período seja de fácil acesso). O resto a natureza faz.

Procure um clube de sua região e se informe das condições para se associar e poder comprar anilhas oficiais. Veja os resultados dos campeonatos e verifique quem se destaca para tentar aprender com ele (se for alguem acessível a ensinar). Bons resultados resultam de união de bons pombos e boa gestão (manejo - cuidado com a criação).

O preço para uma ave adulta testada é mais cara do que um filhote, a não se iluda ninguém irá lhe vender um casal de ouro (reprodutor), a não ser que seja por uma pequena fortuna. É preferível comprar bons filhotes e tentar formar bons casais.

Entre no site da federação paulista (google) e veja algumas coisa básicas de alimentação.

As cores básicas são AZUL, ESCAMA principais e PRETO, BRANCO, VERMELHO, LILÁZ, MOSAICO, estas são as menos encontradas.

Existem linhagens diversas (famosas), a maioria oriunda de pombos importados e desenvolvidas para nossa região.

Aconselho passar um período com algum criador e com tudo anotado perguntar e conversar pessoalmente, pois são muitos detalhes e informações que poderão lhe ajudar, e vendo in loco o seu entendimento será melhor.

Nosso clube se reune em dia de embarque e de apuração de corrida, mas a qualquer tempo poderá nos visitar, a sede fica no endereço de nosso pombal. Estaremos a sua disposição para lhe orientar se não encontrar alguem em sua região, é só entrar em contato conosco.

Não sei de onde você é, então fica difícil lhe indicar alguém que eu conheça e CONFIE, só lhe digo que não existe mágica, coisa boa custa sempre mais caro, só não pode pagar e levar gato por lebre.

Espero ter ajudado.......se preocupe no início em criar ......dominar o manejo, pois sem ele nada vai para frente...depois se preocupe em concorrer, uma coisa de cada vez.

Abraços

Roberto

BETOADRIANO

Mensagem por JOAQUIM em Ter 18 Set 2012, 16:38

Roberto para ternos uma idéia do que seria um preço justo para um filhote com boa genetica?

Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por BETOADRIANO em Ter 18 Set 2012, 19:54

Amigo Joaquim,

Pergunta difícil........porém vamos tentar entender.......genética não é matemática.......um bom casal de reprodutores....é assim consiferado porque de 6 filhotes...dará 1 super, 1 muito bom, 2 regulares...e com certeza 2 que não valem nada. Entenda que estou falando em termos de competição, ou seja, resultado no campeonato. Entretanto toddos tem o mesmo sangue, o mesmo DNA, podendo portanto serem bons reprodutores.......não quer dizer que o melhor voador (o super) será o melhor......poderá ser um dos filhotes medíocres que nada fizeram nas competições. Simplesmente porque esse era o melhor raçador e não o melhor voador.

É comum um criador de ponta investir bons valores na compra de matrizes com bons pedigrees (bom potencial) para melhoria de seu plantel. Entretanto poderá estar comprando um pombo que não é um raçador, embora tenha uma boa genética, é um risco, tentativa e erro (que custa algum dinheiro e tempo).

Baseado nestes fatos, quando alguém acerta um casal, não venderá um filhote (com potencial para ser um bom voador e um bom raçador) por pouco dinheiro, pois ali estará diluido uma série de investimentos até chegar a este resultado (MUITOS CRUZAMENTOS, MUITOS FILHOTES PERDIDOS, ANILHAS, ALIMENTAÇÃO, ETC, ETC...)

Acredito que um filhote com potencial não será vendido por menos de 250,00 reais......vejam eu falei um valor mínimo....isto pode chegar a muito mais dependendo de quem está vendendo e quem está comprando, e o que está comprando. Mas digamos que este seja um valor honesto para ser cobrado.

Cito um exemplo.....em 2011 vendemos 6 filhotes para o Espirito Santo.....o criador que adquiriu perdeu 1 em processo de acostuma-lo em seu pombal, dos 5 restantes 3 marcaram para ele concorrendo com os adultos, sendo que 1 deles por várias vezes foi o 1º a chegar em seu pombal no campeonato regional.

O casal, pais deste filhote neste ano não está acasalado, ou seja, a mãe está com outro macho e o pai com outra fêmea. este criador me solicitou mais 2 filhotes filhos do mesmo casal, porém declinei da venda, pois estou testando neste ano, ambos os pais com outros parceiros.

Desta forma posso identificar se o raçador é o pai ou a mãe (ou ambos), e ir selecionado meus reprodutores, vejam o trabalho, tempo e controle para se chegar a boas matrizes.

Espero ter ajuda

Roberto

BETOADRIANO

Mensagem por GUSTAVO DIAS em Qua 19 Set 2012, 13:21

Beto, concordo com você, porém tenho que adimitir que eu sei o que é investir em um plantél de genética e de aves premiadas.

Sou criador de outro segmento e dezenas de vezes fiz várias negociações e barganhas para amigos e conhecidos e muitas vezes pessoas desconhecidas.

Contudo é complicado um criador querer começar onde estou terminando e querendo pagar migalhas por isso.

Porém aprendi que para ter um plantél de pontas ás vezes a amizade vale mais a pena do que dinheiro.

Forte abraço e sucesso

Att

Gustavo

GUSTAVO DIAS
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

http://www.gustavodias.weebly.com

Mensagem por JOAQUIM em Qua 19 Set 2012, 21:08

Roberto, ouvi num documentário sobre pombos correios em que eles são monogâmicos e, que este é um estimulo para que ele volte para o pombal com pressa, existiria esto?.....Sei que o trabalho de anos de apuramento genético não pode custar barato mas, queria ter uma noção para não ficar falando bobagens....Esta no mesmo patamar dos canarios de boa procedência...Digo filhos de campeões.....Sei que numa mesma ninhada cada filhote vai ter um resultado diferente pois, não saberemos qual código genético ele levou....Então é uma loteria mesmo mas, com menos riscos....E, para isto tem-se que pagar o preço ou então começar tudo errado e, ser sempre um perdedor...Ai vale a máxima....O barato sai caro..
Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por BETOADRIANO em Qua 19 Set 2012, 21:32

Amigo Joaquim,

Os pombos são monogámicos sim.....ou seja, se após a formação de um casal o homem não interferir, este casal será para o resto da vida. Porém, mudamos os casais para tentar obter a melhor combinação, na tentaviva de melhorar o resultado (filhotes). Esse trabalho é constante, a não ser que se tenha um casal já formado e testado, então não mudamos mais.

O que você falou é certo, não existe casal 100%. Sempre ocorrera que alguns filhotes não vão ser bons para a competição, embora possam ser execelentes reprodutores, e só vamos saber testando, tanto no cesto (competição) ou na reprodução.......daí é onde se vai tempo e dinheiro.

As vezes acertamos um casal após alguns anos, e vemos com frequencia que o macho ou a fêmea já são de idade avançada, o que significa que logo vão parar de reproduzir. Quando possível nestes casos tentamos fazer a consanguinidade, buscando gerar um herdeiro que terá uma condição genética parecida com os pais.......mais isso também levará tempo......obter 50%...75%....etc...etc.....

Você colocou de forma correta, o barato pode sair caro.....pois começar do zero levará tempo e dinheiro, sempre é melhor sair de um patamar mais alto e se possível melhorá-lo.

Agora.....não existe resultado em competições se não se formar um bonômio....bons pombos e bom manejo......o melhor pombo do mundo não vai obter resultado se não estiver bem tratado e vice versa.

Além do trato, existem vários métodos de competição....o celibato (onde os pombos são separados por sexo)....o natural (onde os pombos correm acasalados e com ninhos de criação, tendo por vezes ovos e por vezes filhotes a criar) e a viuvez (onde só correm os machos, que ficam em seus casulos de reprodução sem as fêmeas, e são estimulados a volta rápida ao pombal na expectativa de nestes eventos, ou seja, a chegada encontrar sua esposa no aguardo)....mas isso já são outros temas.....

Espero ter ajudado

Roberto

BETOADRIANO

Mensagem por JOAQUIM em Qui 20 Set 2012, 17:19

Muito bom Roberto obrigado pelas respostas
Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por BETOADRIANO em Qui 20 Set 2012, 19:14

Amigo Joaquim,

Eu que agradeço a oprtunidade.

Existem muitos e muitos temas a serem explorados....alimentação (uma ciência a parte)...doenças....formas de competir.......a grande muda.....treinos.....etc...etc....

Vamos respondendo de acordo com a curiosidade do pessoal.

Espero ter ajudado

Roberto

BETOADRIANO

Mensagem por JOAQUIM em Qui 20 Set 2012, 19:35

Estou te dando um temppo rsrsrss Já ia perguntar sobre a alimentação e, suas fases....Postura, competição, crescimento, etc...
Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por JOAQUIM em Qui 20 Set 2012, 19:41

Nos silvestres por exemplo usam dar glicose de cadeia curta para fácil assimilação para que a ave coma menos e, cante mais..Embora algumas aves não comem por serem extremamente territoriais e, se desgastam muito nos torneios...Acredito que o mesmo ocorra com os pombos..Li que o melhor pombo não pode parar os que param perdem tempo precioso e, ficam mais expostos aos predadores......É um desgaste intenso....
Alguns falam em coisas erradas como tetosterona, adh, etc....Por conta disto é que te perguntei mas, confesso estar maravilhado com o ramo só não o faço por conta de espaço e, no momento prefiro voltar com outro tipo de ave e, como não posso ter tudo fico adimirando tudo com sede do saber...Quem sabe o futuro a Deus perttence...Vou ver se visito o Neuci que é meu barbeiro há mais de 20 anos e, tem pompos e, compete direto para ver de perto como é
Forte abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por BETOADRIANO em Qui 20 Set 2012, 20:18

Amigo Joaquim,

Pode perguntar ...não tem problema,,,,também estou aprendendo....ainda sou menino na columbofilia....rssssssss

Vamos lá......todo grão tem proteína, carboidrato, gordura, fibras, etc....cada um com uma composição diferente....

Basicamente na fase de reprodução e grande muda, o organismo da ave precisa de muito mais proteínas do que qualquer outra coisa, então necessita de uma mistura com muita leguminosa (ervilha, lentilha,soja, etc), pois estas contém uma quantidade alta de proteínas, digamos que precisam no balanceamento da ração de pelo menos uns 18% de proteínas.

Já na fase de competição, a coisa muda, eles precisam de muito carboidrato e gordura na composição da ração, que deverão ir aumentando gradativamente de acordo com o esforço a ser exigido. Digamos que podemos começar com uns 55a 60% de carboidrato e começar com uns 5 a 7% de gordura. Neste caso os melhores grãos para carboidrato são o milho, trigo, sorgo etc....e para gorura o amendoim, girassol, nabão, etc

Os grãos podem ser os mesmos, o que muda é a quantidade de cada grão.

Veja que já precisamos entender um pouco da composição nutricional de cada grão, só assim poderemos compor uma ração balanceada para cada fase.....se possível usar alguma fórmula (planilha) em que se simula o teor nutricional da ração.

Não é fácil acertar a mão....pense que é o combustível....se por muito...fica pesado (anda mais lento)....se por pouco para no meio (pane seca).....rssssssss. Esse é um grande segredo, o famoso manejo que falo, não basta ter o dinheiro para comprar a melhor ração é preciso saber usá-la.

Existem também muitas vitaminas que podem complementar a dieta, EX. VITAMINA B15, além da glicose, etc, etc......

Pelos estudos científicos, as primeiras 2 horas de voo vão consumir basicamente carboidrato (arranque) e as horas posteriores vão consumir a reserva de gordura do organismo e do próprio músculo. Estamos sempre a falar de uma ave em perfeita saúde.

Veja, já viramos cientistas...nutricionistas....rssssss

Baseado em que tudo isto está OK.... a performance da ave é derivada do seu instinto de retorno, motivação, amor ao pombal ou ao ninho, fibra, capacidade muscular, etc, etc....ou seja, fatores não visívies, pois são genéticos. Só testando (ficou mais difícil de ver......concorda????) SÓ TESTANDO !!!!!

São aves fantásticas !!!! conseguem voar até 800/850 km em um dia (não voa a noite), existe porém a limitação genética, ou seja, uma ave com caracteristicas de velocista, dificilmente será uma boa competidora em provas longas e vice versa.......

Espero ter ajudado

Roberto

BETOADRIANO

Página 3 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: