MUNDO DAS AVES
CRIAR UMA CONTA

ANUNCIE AQUI
ANUNCIE AQUI A PROPAGANDA E ALMA DO NEGOCIO!!!!!!! ENTRE EM CONTATO criadouro.torres@hotmail.com
AOBC ASSOCIAÇÃO ORNITOLÓGICA DE BARÃO DE COCAIS
Mundo das Aves

FOTOGRAFIA DO MÊS
Participe também
Clique aqui para participar
IBAMA
Mundo das Aves

FEDERAÇÃO ORNITOLÓGICA DO BRASIL
Mundo das Aves

DEIXE SEU RECADO PRA GENTE
DESTAQUES DO MÊS
Destaques do Fórum
Curta nossa página no Facebook.
Buscar

Resultados por:

Rechercher Busca avançada

Julho 2014
SegTerQuaQuiSexSabDom
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031   

Calendário Calendário

Galinhas não botam na quaresma...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Galinhas não botam na quaresma...

Mensagem por EduardoMota em Seg 18 Fev 2013, 17:17

Amigos,

Sou do interior e sempre ouvi um dizer ou outro e nunca dei muita bola... do tipo "faz uma cruz com carvão no ovo que a galinha vai chocar e pode ficar tranquilo, que pode relampear que não gora", ou coisas do tipo, até então sem comprovação alguma, mas por respeito às pessoas normalmente mais velhas só ficava quieto...

Bom, há quase um ano estou morando numa chácara e tenho lá mais de 20 galinhas poedeiras além das índias que são uma paixão antiga, e normalmente recolhemos uma dúzia de ovos por dia... outro dia falando com a minha sogra comentei, nossa D. L. não sei porque, mas minhas galinhas pararam todas de botar ao mesmo tempo, ficaram 3 dias sem botar, aí ontem peguei dois ovinhos e hoje novamente nenhum ovo... que estranho... aí ela me solta:

_Você nem parece que é do interior... Estamos na quaresma e galinhas não botam!!!!

Gente, juro que pra mim era novidade... mas é fato... desde a quarta-feira de cinzas até hoje, recolhemos 4 ovos postos... em situações normais, já teríamos recolhido pelo menos uns 60 (cinco dúzias) nesse período...

Fica aí a curiosidade... galinhas não botam na quaresma!

EduardoMota

Re: Galinhas não botam na quaresma...

Mensagem por JOAQUIM em Seg 18 Fev 2013, 17:22

kkkkkkkkk Eduardo esta é nova para mim também...Elas por serem brasileiras devem estender o feriado kkkkkk
Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por IDEALIZADOR em Seg 18 Fev 2013, 19:02

kkkkkk elas ainda estão no ritmo de carnaval kkkkkkkk

Falando serio agora,ja ouvi meus velhos falar em que muita coisa atrapalha,mas creio que e uma coincidência com o período de descanso natural da mesma

Equipe Mundo Das Aves

IDEALIZADOR
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

http://www.mundodasaves.com

Mensagem por NICK MOZER em Seg 18 Fev 2013, 19:30

CARA AGORA UMA COISA QUE ME INTRIGA É SE TROVEJAR O OVO GORA MESMO. EU CRIAVA CANARIO BELGA QUANDO CRIANÇA BASTAVA TROVEJAR O OVO GORAVA. JÁ ME DISSERAM QUE É POR QUE A CANARIA SAI DO NINHO MAS...AMIGOS JÁ ME DISSERAM QUE MESMO NA CHOCADEIRA OS OVOS GORAM.

NÃO SEI A EXPLICAÇÃO. ABRAÇOS

NICK MOZER

Mensagem por JOAQUIM em Seg 18 Fev 2013, 20:13

Nick na chocadeira não tem problema não....O problema é o alto indice de brancos....Eu comprei vários ovos e de 48 apenas 4 nasceram...Quanto aos trovões eles assustam as femeas que saem do ninho....Por conta disto o interessante é ter sempre uma lâmpada de 220 volts para ficar uma penunbra no criatório assim se a femea se assustar voltara tranquilamente para o ninho....Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por NICK MOZER em Ter 19 Fev 2013, 07:24

COMPREENDO JOAQUIM SÓ QUE NÃO É TÃO SIMPLES QUANTO PARECE, MESMO NA CHOCADEIRA O OVO NÃO VINGA, ISSO É ALGO DE DEUS PENSO QUE NÃO HÁ UMA EXPLICAÇÃO LOGICA.

TIPO O ARCO IRIS SEMPRE QUE VEJO ME LEMBRO DE DEUS PODEM ME DAR 1 BILHÃO DE EXPLICAÇÃO QUE MESMO ASSIM FICO INTRIGADO RSRSRSSSSSSSSS.............

ABRAÇOS MEU AMIGO

NICK MOZER

Mensagem por César Wenceslau em Qui 21 Fev 2013, 16:47

Eduardo,

este é um ditado comum no interior. Não que as galinhas saibam o que é a quaresma, mas em aves que ainda mantém parte de seus instintos (como algumas variedades de galinha caipira criadas sem o uso de iluminação) este costuma ser o período de muda de penas (assim como para nossos canários), e por isso nestas galinhas "caipiras" criadas em quintais a produção pode ser influenciada pelo clima e luminosidade - não por conta da quaresma, mas esta coincide com este período.

Abaixo um texto sobre o assunto.

Att. César

Galinha caipira bota menos na Quaresma por causa do clima

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
Por Maíra Soares

Justamente na Quaresma, quando os católicos mais tradicionalistas se abstêm de comer carne vermelha às quartas e sextas-feiras e o consumo de ovos aumenta, as galinhas caipiras botam menos. Segundo produtores rurais, a queda chega a 40% e reflete no preço do produto nas prateleiras, que aumenta.

Pedro de Oliveira Guimarães cria este tipo de ave há 30 anos na área rural de Bauru. Para ele, há uma grande diferença entre as galinhas caipiras e as de granja, criadas em larga escala para comercialização. “Não tem comparação. A carne da caipira é bem mais saborosa e macia porque não a encheram de ração. O ovo também é diferente: a gema é mais avermelhada”, descreve.

No entanto, quando chega a Quaresma, Pedro já sabe o que vai acontecer: o ovo diferenciado e saboroso não estará, todos os dias, no ninho quando ele for recolher a produção. Ele conta que a mudança no comportamento dos animais é perceptível. “Normalmente a galinha bota ovo quase todo dia, mas na Quaresma, diminui. Tem vezes que elas ficam até três dias sem botar”, relata.

Renato Streger, proprietário de uma granja que produz ovos caipiras, também percebe o decréscimo na produção. “Tenho 300 galinhas. Elas colocam, em dias normais, 280 ovos. Nesta época, diminui bastante, cerca de 40%”, diz.

Questionados sobre o motivo da “greve” das aves, os produtores disseram acreditar que o motivo é a diminuição da luminosidade. A experiência de anos no campo aponta para o motivo correto.

A veterinária Maria da Conceição Pampani explica que a diminuição da postura das aves durante a Quaresma tem uma explicação climática e biológica. “Na época em que começa o outono, a luminosidade diminui, e ela é um estímulo para a postura. Com os dias mais curtos e com menos luminosidade, a galinha bota menos”, explica.

Outro fator que influencia na postura é a troca de penas das aves, que ocorre durante todo o verão. “Ocorre um estresse do organismo das aves. O animal fica irritado porque coça. Têm aves que param de cantar e, no caso da galinha, ela diminui a postura”, acrescenta Pampani.

Essas alterações atingem todos os tipos de galinhas, mas como as aves criadas em larga escala são confinadas em galpões onde as luzes artificias ficam acesas todo o tempo, são menos afetados pelas mudanças na duração do dia.

Com o aumento da procura e a diminuição da oferta, os preços dos ovos tendem a aumentar na Quaresma. Streger afirma que, como seu produto é orgânico, o preço já é um pouco mais elevado. Uma dúzia custa R$ 4,00. “Como o nosso produto é diferenciado e já um pouco mais caro, nós preferimos não aumentar o preço nessa época. A gente recupera esse prejuízo ao longo do ano”, relata.

No entanto, no mercado, a cotação do ovo subiu. No atacado, a alta foi de 24,3% desde janeiro. No varejo, o reajuste foi de 9,41% desde o início do ano.

César Wenceslau

Mensagem por JOAQUIM em Qui 21 Fev 2013, 17:03

É bem esclarecedora a explicação César....Meu avô criava galinhas, tanto poedeiras como para corte, mas nunca tinha ouvido falar sobre isto....Mas as galinhas eram de granja....
Agora tudo é motivo para aumentar preço no Brasil, só que depois de normalizado dificilmente baixa...
Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por EduardoMota em Qui 21 Fev 2013, 17:06

Fala César,

De acordo parceiro!
Já tinha lido o artigo citado e concordo com o fator luminoso, mas achei muito legal a "coincidência". No artigo ele cita queda de 40%... deve conseguir essa queda com uso de iluminação artificial... pois tivemos queda de 90 a 95% na "produção" totalmente natureba...rs
Forte abraço,

EduardoMota

Mensagem por JOAQUIM em Qui 21 Fev 2013, 17:24

Alias César, e Eduardo minha experiência como criador de galinhas foi péssimo.
Tinha um sitio e comprei galinhas Rhodia...Ração da melhor qualidade e as mesmas colocando ovos minusculos, morrendo...Até que um cara mais observador me falou...Olha suas galinhas podem estar definhando mas as do caseiro estão bonitas que só...Ai entendi que ele estava deixando minhas galinhas subnutridas e desviando a ração para as dele...Dai ou eu acabava com a minha criação ou com a dele.....Preferi deixar ele com suas galinhas no terreiro, e acabei com minha criação rsrsrss
Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por NOEL em Dom 24 Fev 2013, 11:00

Bom dia colegas!
Eduardo, quando vc for chocar alguma galinha, ponha debaixo do ninho uns pedaços de chapa, na roça nós colocamos foice quebrada. Vai evitar de gorar muitos ovos.
Agora, se vc quiser tirar mais frangas do que frangos, tem como tirar. Se vc quiser te passo.

NOEL

Mensagem por JOAQUIM em Dom 24 Fev 2013, 11:20

Aiuruoca, independente do Eduardo compartilhe conosco a sabedoria interiorana.
Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por IDEALIZADOR em Dom 24 Fev 2013, 11:49

Aiuruoca escreveu:Bom dia colegas!
Eduardo, quando vc for chocar alguma galinha, ponha debaixo do ninho uns pedaços de chapa, na roça nós colocamos foice quebrada. Vai evitar de gorar muitos ovos.
Agora, se vc quiser tirar mais frangas do que frangos, tem como tirar. Se vc quiser te passo.

Noel você não ligou meu amigo,compartilhe conosco suas experiencias com as galinhas ai como faz para tirar mais frangos?

IDEALIZADOR
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

http://www.mundodasaves.com

Mensagem por charles s.f em Dom 24 Fev 2013, 14:02

JOAQUIM escreveu:as femeas que saem do ninho....Por conta disto o interessante é ter sempre uma lâmpada de 220 volts para ficar uma penunbra no criatório assim se a femea se assustar voltara tranquilamente para o ninho.
aprendendo mais uma

charles s.f

Mensagem por JOAQUIM em Dom 24 Fev 2013, 17:52

Sim com isto Charles evitam-se perdas por conta das femeas assustadas não voltarem para o ninho...Esta situação é muito comum no periodo de festas (virada do ano, etc) em que se soltam muitos rojões....Abraço

JOAQUIM
CORONEL
CORONEL

Mensagem por NOEL em Dom 24 Fev 2013, 17:58

Caros Colegas,
Boa Tarde!
A pedido de todos, respondo:
Para tirar mais frangas é só colocar para chocar no domingo.
Obs.: Isso só dará certo se ela aparecer o choco na sexta ou no sábado, aí é só colocar os ovos no domingo.
Sempre coloquei para a galinha chocar 13 ovos.
Isso é comprovado. No sítio eu sempre fazia isso.
a média é entre 9 frangas e 4 frangos.

NOEL

Mensagem por EduardoMota em Dom 24 Fev 2013, 18:33

Legal Noel, valeu!

EduardoMota

Mensagem por IDEALIZADOR em Ter 02 Abr 2013, 15:41

as galinhas voltaram a botar kkkkkkk

Equipe Mundo Das Aves

IDEALIZADOR
ADMINISTRADOR